Busca interna

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Notícias rápidas - fevereiro/2025

Fusão à vista?
Em janeiro de 2025 a Azul anunciou que assinou um memorando de entendimento com a dona da Gol, Grupo Abra, com objetivo de estudar uma potencial fusão das operações da Azul e da Gol. A primeira proposta propõe que as duas empresas mantenham as identidades de marca separadas. A transação depende da aprovação de reguladores. As discussões sobre uma fusão ocorrem num momento em que as duas companhias aéreas brasileiras estão financeiramente fragilizadas. A fusão permitiria sinergias que poderiam melhorar a saúde financeira de ambas as empresas, otimizando operações e reduzindo custos. No futuro próximo também fortaleceria a capacidade competitiva da nova entidade frente a outras grandes companhias aéreas, permitindo melhor posicionamento no mercado e maior potencial expansão. No entanto a fusão também levanta preocupações sobre concentração de mercado e impactos para os consumidores. O setor pode enfrentar aumento de preços e menor concorrência, o que poderia inclusive resultar em menos voos e menos cidades atendidas pela aviação comercial.


Gol anuncia a volta para Caracas
A companhia anunciou a retomada dos voos para Venezuela, na rota Brasília - Bogotá - Caracas, operada duas vezes por semana. Previsto para março, o inicio foi adiado sem uma nova data definida.


Serviço de bordo mais simples
Como consequência das dificuldades financeiras, a Gol anunciou mudanças em seu serviço de bordo nos voos domésticos a partir de 2025. Voos com até 1h de duração não terão mais serviço de bordo (nesses voos os passageiros poderão solicitar água). Já nos voos com mais de 1h de duração e na Ponte Aérea RJ-SP, será servido um snack acompanhado de água, café ou refrigerante. Além disso a companhia também encerrou o acesso gratuito ao WiFi para troca de mensagens.


Nova sede
Com a reforma no aeroporto de Congonhas, a Gol precisou deixar a sua sede que fica localizada dentro do terreno do aeroporto. Anteriormente o espaço havia sido usado pela Varig e Real-Aerovias. O lugar dará espaço para a construção do novo terminal de passageiros. Apesar disso um hangar histórico será mantido e incorporado a nova estrutura. A nova sede da empresa será na Chácara Santo Antônio.


Mais voos para Portugal
Azul anunciou o inicio da rota Recife - Porto, a partir de junho de 2025. Já a Latam anunciou voos sazonais entre Fortaleza e Lisboa. A rota será operada pelo Boeing 787-9, uma vez por semana, entre abril e outubro de 2025.


Menos cidades brasileiras atendias pela aviação comercial
Azul anunciou a redução do número de cidades atendidas devido ao aumento de custos operacionais. As cidades afetadas são destinos regionais, mais vulneráveis a interrupções devido a fatores como a alta do dólar. O alto grau de endividamento também contribui para as companhias aéreas buscarem cortar rotas menos rentáveis para reduzir custos.


Taag renova frota de longa distância
Pouco tempo após receber o primeiro A220, a Taag recebeu em janeiro de 2025 o seu primeiro Boeing 787-9. As novas aeronaves deverão substituir os modelos mais antigos Boeing 737 e 777.


Grupo Lufthansa com Boeing 737
A Lufthansa anunciou que sua subsidiária Eurowings irá renovar a frota com aeronaves Boeing 737 MAX 8, substituindo os Airbus que operam atualmente na companhia. 


Canadá - Rio
A Air Canada anunciou que irá realizar voos sazonais entre Toronto e Rio de Janeiro, entre dezembro de 2025 e março de 2026, operados pelo Boeing 787-8, três vezes por semana.


atualização março/2025

Azul define Espanha como o seu próximo destino internacional
A companhia anunciou o inicio dos voos entre Campinas e Madri em junho, operado cinco vezes por semana, com aeronaves A330.


VoePass suspensa
A ANAC anunciou no dia 11 de março a suspensão das operações da Passaredo devido a não conformidades com a segurança operacional, identificadas pela agência reguladora. A suspensão valerá até que a empresa comprove a correção das irregularidades.


Korean Air de cara nova
Em meio a fusão com a Asiana, a Korean Air divulgou em março a sua nova identidade visual, que incluiu uma mudança no logo da companhia, agora em azul mais escuro monocromático.
Korean Air

0 comments:

Postar um comentário

Populares