quarta-feira, 5 de maio de 2021

Notícias rápidas COVID-19 2021

Latam volta para Cancun
Com o México sendo um dos poucos países aberto para turistas, a Latam decidiu retornar com o voo direto entre São Paulo e Cancún a partir de junho. Anteriormente essa rota havia sido operada entre 2014 e 2017. 

Leilões de aeroportos
O governo brasileiro leiloou 22 aeroportos para a iniciativa privada em abril. Entre eles estão os aeroportos de Curitiba, Foz do Iguaçu, Manaus e São Luis.

Aposta no doméstico e no lazer
Com o avanço da vacinação, as companhias aéreas estão apostando que a recuperação mais rápida virão dos destinos turísticos e dos voos domésticos, enquanto os voos por motivos de trabalho deverão demorar mais para se recuperar.

Vem ai a ITA
O Grupo Itapemirim pretende lançar em breve uma companhia aérea para voos com passageiros e aeronaves Airbus da Família A320. A empresa está fazendo os últimos procedimentos para entrar em operação. 
Itapemirim Transportes Aéreos

China lidera 
Pela primeira vez um aeroporto chinês foi o mais movimentado do mundo em 2020. O COVID-19 alterou bastante o ranking dos aeroportos mais movimentados. Nada menos que 7 aeroportos chineses firam entre os 10 mais movimentados no ano passado. Em 2020 o tráfego global de passageiros caiu 64%.

Preços em baixa
Segundo o relatório de Tarifas Aéreas Domésticas da ANCA, voar no Brasil nunca foi tão barato como em 2020. O preço médio da tarifa em 2020 foi de R$ 376,29, queda de 14,5% em relação a 2019.

Nunca deixa de operar
Em meio a crise do COVID-19, onde fronteiras são abertas e fechadas e abertas novamente, algumas companhias aéreas nunca deixam de operar. Um exemplo é a Air France/KLM que nunca deixou de operar no Brasil e chegou a ter que fazer voos apenas cargueiros devido às restrições. Outro exemplo é a Emirates que chegou a transportar passageiros apenas no trecho Dubai - São Paulo e decolava sem nenhum passageiro no trecho São Paulo - Dubai.

Hora de encomendar mais aeronaves?
Se por um lado as companhias aéreas têm tido um custo gigantesco com as aeronaves paradas em solo, por outro o preço das aeronaves estão em baixa justamente por causa da pouca demanda. Ao adquirir aeronaves significativamente mais baratas, a companhia aérea tem uma grande vantagem em relação ao concorrentes.

Novas aeronaves adiadas
Com a baixa demanda do setor, as companhias aéreas estão postergando o recebimento de novas aeronaves. A Boeing e a Embraer já anunciaram que seus novos modelos, B777X e E-175 E2, sofrerão atrasos na entrada em operação.

Investindo em carga
A Latam anunciou que irá incorporar de forma gradativa 10 Boeing 767-300F nos próximos três anos, totalizando uma frota de 21 Boeing 767 cargueiros até 2023.

Azul e Latam
As duas companhias confirmaram o fim do code-share em agosto, após um ano de acordo. O acordo foi uma forma de enfrentar a queda da demanda durante o auge da pandemia. Enquanto a Azul divulgou que ficou satisfeita com o acordo, a Latam afirmou que o volume de passageiros ficou aquém das expectativas.

Norwegian sai da concordata
A Norwegian informou que levantou o capital necessário para sair de seu processo de reestruturação. Durante o processo, a empresa reduziu sua dívida, saiu do mercado de longa distância, cancelou pedidos de aeronaves e reduziu sua frota de 156 para 51 aeronaves.


Atualizado: Junho de 2021
Gol compra Map
A Gol anunciou no dia 8 de junho a aquisição da Map. No comunicado a Gol deixou claro que o seu interesse na companhia são apenas os slots no aeroporto de Congonhas, sendo assim a frota da Map não está incluída na transação. A Gol utilizará suas próprias aeronaves B737, mas poderá alugar ATR's da VoePass caso seja necessário.

Azul oferece WiFi grátis
A companhia lançou internet a bordo de suas aeronaves no final de junho. A grande novidade é que o  serviço é gratuito, diferentemente das outras empresas onde o serviço é pago a parte.

MAX 10 decola
Sem muito alarde, o maior Boeing 737 decolou pela primeira vez no dia 18 de junho. Trata-se do B737 MAX 10, capaz de levar mais de 200 passageiros.

0 comentários:

Translate

Sobre Nós

Minha foto
aviacaocomercial.net
O site AviaçãoComercial.net foi criado em agosto de 2009, a partir do site FSDownload.net (lançado em 2004). O site www.aviacaocomercial.net é dedicado a aviação comercial brasileira e mundial, com informações sobre aeronaves, companhias aéreas, dados e etc. O Blog de Notícias se dedica a informar aos visitantes as últimas notícias da aviação comercial brasileira e os principais acontecimentos da aviação comercial mundial.
Visualizar meu perfil completo

Arquivo

Notícias Populares

Postagem em destaque

Os Boeing que não existiram

Na industria da aviação comercial é muito comum aeronaves que ficaram só no papel. Todas as fabricantes possuem modelos que não deram certo ...

Tecnologia do Blogger.