Busca interna

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Notícias rápidas COVID-19 2021

Latam volta para Cancun
Com o México sendo um dos poucos países aberto para turistas, a Latam decidiu retornar com o voo direto entre São Paulo e Cancún a partir de junho. Anteriormente essa rota havia sido operada entre 2014 e 2017. 

Leilões de aeroportos
O governo brasileiro leiloou 22 aeroportos para a iniciativa privada em abril. Entre eles estão os aeroportos de Curitiba, Foz do Iguaçu, Manaus e São Luis.

Aposta no doméstico e no lazer
Com o avanço da vacinação, as companhias aéreas estão apostando que a recuperação mais rápida virão dos destinos turísticos e dos voos domésticos, enquanto os voos por motivos de trabalho deverão demorar mais para se recuperar.

Vem ai a ITA
O Grupo Itapemirim pretende lançar em breve uma companhia aérea para voos com passageiros e aeronaves Airbus da Família A320. A empresa está fazendo os últimos procedimentos para entrar em operação. 
Itapemirim Transportes Aéreos

China lidera 
Pela primeira vez um aeroporto chinês foi o mais movimentado do mundo em 2020. O COVID-19 alterou bastante o ranking dos aeroportos mais movimentados. Nada menos que 7 aeroportos chineses firam entre os 10 mais movimentados no ano passado. Em 2020 o tráfego global de passageiros caiu 64%.

Preços em baixa
Segundo o relatório de Tarifas Aéreas Domésticas da ANAC, voar no Brasil nunca foi tão barato como em 2020. O preço médio da tarifa em 2020 foi de R$ 376,29, queda de 14,5% em relação a 2019.

Nunca deixa de operar
Em meio a crise do COVID-19, onde fronteiras são abertas e fechadas e abertas novamente, algumas companhias aéreas nunca deixam de operar. Um exemplo é a Air France/KLM que nunca deixou de operar no Brasil e chegou a ter que fazer voos apenas cargueiros devido às restrições. Outro exemplo é a Emirates que chegou a transportar passageiros apenas no trecho Dubai - São Paulo e decolava sem nenhum passageiro no trecho São Paulo - Dubai.

Hora de encomendar mais aeronaves?
Se por um lado as companhias aéreas têm tido um custo gigantesco com as aeronaves paradas em solo, por outro o preço das aeronaves estão em baixa justamente por causa da pouca demanda. Ao adquirir aeronaves significativamente mais baratas, a companhia aérea tem uma grande vantagem em relação aos concorrentes.

Novas aeronaves adiadas
Com a baixa demanda do setor, as companhias aéreas estão postergando o recebimento de novas aeronaves. A Boeing e a Embraer já anunciaram que seus novos modelos, B777X e E-175 E2, sofrerão atrasos na entrada em operação.

Investindo em carga
A Latam anunciou que irá incorporar de forma gradativa 10 Boeing 767-300F nos próximos três anos, totalizando uma frota de 21 Boeing 767 cargueiros até 2023.

Azul e Latam
As duas companhias confirmaram o fim do code-share em agosto, após um ano de acordo. O acordo foi uma forma de enfrentar a queda da demanda durante o auge da pandemia. Enquanto a Azul divulgou que ficou satisfeita com o acordo, a Latam afirmou que o volume de passageiros ficou aquém das expectativas.

Norwegian sai da concordata
A Norwegian informou que levantou o capital necessário para sair de seu processo de reestruturação. Durante o processo, a empresa reduziu sua dívida, saiu do mercado de longa distância, cancelou pedidos de aeronaves e reduziu sua frota de 156 para 51 aeronaves.


Atualizado: Junho de 2021
Gol compra Map
A Gol anunciou no dia 8 de junho a aquisição da Map. No comunicado a Gol deixou claro que o seu interesse na companhia são apenas os slots no aeroporto de Congonhas, sendo assim a frota da Map não está incluída na transação. A Gol utilizará suas próprias aeronaves B737, mas poderá alugar ATR's da VoePass caso seja necessário.

Azul oferece WiFi grátis
A companhia lançou internet a bordo de suas aeronaves no final de junho. A grande novidade é que o  serviço é gratuito, diferentemente das outras empresas onde o serviço é pago a parte.

MAX 10 decola
Sem muito alarde, o maior Boeing 737 decolou pela primeira vez no dia 18 de junho. Trata-se do B737 MAX 10, capaz de levar mais de 200 passageiros.

0 comments:

Postar um comentário

Postagens de 2023:

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Notícias rápidas - Dezembro/2023

quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Após 40 anos, o adeus ao Boeing 767 para passageiros no Brasil

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Nostalgia:
Curiosidades nostálgicas 3

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Notícias rápidas - Setembro/2023

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Galeão - Uma novela que não se passa no Leblon

terça-feira, 18 de julho de 2023

Nostalgia:
Curiosidades nostálgicas 2

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Notícias rápidas - Junho/2023

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Lufthansa compra ITA e garante liderança na Europa

quarta-feira, 1 de março de 2023

Notícias rápidas - Março/2023

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Por que não tem mais aeronaves com quatro motores?

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Participação no mercado em 2022

As mais lidas dos últimos 12 meses

As mais lidas de todos os tempos

Populares

Postagem em destaque

Os Boeing que não existiram

Na industria da aviação comercial é muito comum aeronaves que ficaram só no papel. Todas as fabricantes possuem modelos que não deram certo ...

Sobre Nós

Minha foto
O site AviaçãoComercial.net foi criado em agosto de 2009, a partir do site FSDownload.net (lançado em 2004). O site www.aviacaocomercial.net é dedicado a aviação comercial brasileira, com informações sobre aeronaves, companhias aéreas, dados e etc. O Blog se dedica as últimas notícias de forma resumida, curiosidades e análises sobre aviação comercial.

Arquivo