Busca interna

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Companhias aéreas apostam em Viracopos

Depois de muitos anos com pouco tráfego de passageiros, o Aeroporto Internacional de Viracopos agora é a aposta de muitas companhias aéreas como alternativa ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. O aeroporto de Campinas foi construído como alternativa ao Aeroporto Internacional Galeão, no Rio de Janeiro, que até então era o único capaz de receber os grandes jatos. O único aeroporto de São Paulo era Congonhas, que ficou com voos nacionais e para América do Sul. O Aeroporto de Viracopos, em Campinas, ficou sendo então o aeroporto internacional de São Paulo e recebia voos da grandes companhias da época como Pan Am, Braniff, Air France, Alitalia, Lufthansa, KLM, Swissair e outras. No entanto o aeroporto de Campinas perdeu a importância quando foi inaugurado o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em 1985. Todas as companhias internacionais passaram a voar para Guarulhos, que era muito mais perto de São Paulo e o Aeroporto de Viracopos ficou deserto. A partir daí o aeroporto passou a se concentrar em voos cargueiros e se consolidou como o segundo aeroporto que mais movimenta carga no Brasil, atrás apenas de Guarulhos.
 Tudo mudou em 2008, quando foi criada a Azul Linhas Aéreas. A companhia, que inicialmente havia escolhido o Aeroporto Santos Dumont como Hub, acabou tendo que mudar seus planos e optou pelo Aeroporto Internacional de Viracopos. A Azul se inspirou nas companhias low cost, low fare americanas e européias que usam aeroportos secundários como Hub. A vantagem é que os aeroporto secundários tem tarifas mais baixas e assim a companhia aérea pode oferecer passagens com preços ainda mais baixos. Porém esse tipo de aeroporto costuma ficar mais longe do centro da cidade, fazendo com que o passageiros gaste mais tempo e dinheiro para chegar efetivamente no seu destino. No Brasil a Azul tentou amenizar a distância entre Campinas e São Paulo, oferecendo ônibus gratuito para seus passageiros.
 Com a entrada da Azul, o Aeroporto de Viracopos viu o número de passageiros crescer vertiginosamente. Além da Azul, a concorrência (Tam e Gol) também logo trataram de aumentar drasticamente os seus voos em Campinas. Ao contrário da Tam, o aumento de voos da Gol foi mais consistente e permanente, mas a Azul seguiu dominando o aeroporto com mais de 60% das operações. De 2008 para 2009 o Aeroporto de Viracopos cresceu 211%, saindo de cerca de 1 milhão de passageiros para mais de 3 milhões por ano. Em 2013 o aeroporto movimentou mais de 9 milhões de passageiros e é o sexto maior do Brasil. Em 2008 era o décimo nono maior.
 Depois da explosão de voos nacionais, o Aeroporto de Viracopos começou a atrair os voos internacionais. A primeira foi a companhia portuguesa
Tap, que iniciou voos em 2010. Em abril de 2014 a Azul anunciou o inicio dos seus voos internacionais e escolheu Viracopos (é claro). Usando a mesma estratégia ao escolher Viracopos, a Azul escolheu um aeroporto secundário, o Aeroporto de Fort Lauderdale ao invés do Aeroporto de Miami. Porém a concorrência também se interessou por Viracopos, logo a American Airlines e a Gol anunciaram voos para Miami desde Campinas. A primeira a inaugurar os voos foi a Gol, em julho de 2014. O voo decola do Aeroporto Santos Dumont para Viracopos e então segue para Miami com escala em Santo Domingo, quatro vezes por semana e operado pelo Boeing 737-800. A American Airlines vai oferecer voos entre Campinas e Nova York, três vezes por semana, a partir de 1º de dezembro de 2014 e entre Campinas e Miami, diariamente, a partir de 2 de dezembro de 2014. Ambos os voos operados com o Boeing 767-300. Já a Azul vai inaugurar os seus voos entre Campinas e Fort Lauderdale no dia 1º de dezembro de 2014. A companhia também irá inaugurar voos entre Campinas e Orlando, a partir de 15 de dezembro de 2014 e entre Campinas e Nova York, em 2015. Todos os voos serão diários e operados com o Airbus A330-200.
 Após esses voos o Brasil vai contar com nada menos que 15 voos diários diretos para Miami (6 de São Paulo e 2 do Rio de Janeiro, além de voos desde Belo Horizonte, Brasília, Porto Alege, Curitiba, Salvador, Manaus, Recife, Fortaleza e Belém), isso sem contar os voos com conexão da Gol, Copa, Avianca e outras.

O segundo A330-200 da Azul. Foto de Marcos Junglas.

As mais lidas dos últimos 12 meses

As mais lidas de todos os tempos

Populares

Postagem em destaque

Os Boeing que não existiram

Na industria da aviação comercial é muito comum aeronaves que ficaram só no papel. Todas as fabricantes possuem modelos que não deram certo ...

Sobre Nós

Minha foto
O site AviaçãoComercial.net foi criado em agosto de 2009, a partir do site FSDownload.net (lançado em 2004). O site www.aviacaocomercial.net é dedicado a aviação comercial brasileira, com informações sobre aeronaves, companhias aéreas, dados e etc. O Blog se dedica as últimas notícias de forma resumida, curiosidades e análises sobre aviação comercial.

Arquivo