Busca interna

segunda-feira, 25 de março de 2013

O mercado aéreo na América do Sul

Depois de fusões e aquisições, o mercado aéreo na América do Sul ganhou dois gigantes: Latam (grupo Lan e grupo Tam) e Avianca-Taca (grupo Avianca e Taca). As duas companhias aéreas dominam mercados nos países sul-americanos. Nesse post, uma análise dos dois grupos e dos mercados nos principais países da América do Sul:
Avianca-Taca Latam
Frota 201 311
Países Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Peru. Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru.
Destinos 80 101
Passageiros transportados 23 milhões 64 milhões

(Assentos oferecidos)
Argentina:
O mercado argentino é dominado pela companhia aérea estatal e tradicional Aerolineas Argentinas (com 37% do mercado). Em segundo lugar vem a Lan Argentina - subsidiária da Lan e parte do grupo Latam. Há especulações de que o governo argentino está dificultando a expansão da Lan Argentina em favor da Aerolineas. As companhias brasileiras têm forte presença na Argentina: a Tam (parte da Latam) possui 5% do mercado e a Gol 7%.




(Passageiros transportados)



Brasil:
O mercado brasileiro é de longe o maior da América do Sul. Ele é dominado pela Tam (parte da Latam) com 36% e pela Gol com 33%. Uma força de menor porte é a Azul-Trip, fusão realizada recentemente. Porém a companhia opera apenas voos nacionais por enquanto. A Avianca "Brasil" não faz parte oficialmente do grupo Avianca-Taca, mas é do mesmo dono e, apesar da rápida expansão nos últimos anos, ainda tem pouco mercado (apenas 3% em 2010). Dentre as companhias estrangeiras, o grupo Lan tem 1%, a American Airlines (maior transportadora entre Brasil e EUA) tem 1% e a Tap 2% (maior transportadora entre Brasil e Europa).

(Passageiros transportados)



Chile:
O mercado chileno é dominado pela Lan Airlines (com 69%). A segunda maior companhia chilena é a Sky Airlines, com 13%. A Tam (parte da Latam) é a maior companhia estrangeira, com 3% do mercado. Outras companhias estrangeiras importantes são a Copa, American Airlines, Iberia e a Avianca-Taca.






Colômbia:
A Colômbia é a principal base da Avianca-Taca e a Avianca domina 55% do mercado. Agora a principal concorrente da Avianca é a Lan Colombia - subsidiária da Lan e parte da Latam. A Lan Colombia detêm 15% do mercado e está incorporando novas aeronaves, se consolidando como segunda maior. A Copa também tem uma filial na Colômbia e detêm 6% do mercado. Apesar de ter apenas 3% do mercado, a VivaColombia tem incomodado as concorrentes com tarifas muito baixas.


Equador:
A líder no Equador é a estatal TAME (com 33%), mas logo em segundo lugar está a Lan Ecuador - subsidiária da Lan e parte da Latam - com 30%. A Avianca-Taca também tem uma participação expressiva com a subsidiária AeroGal - 21%.








Paraguai:
O mercado do Paraguai é dominado pela Tam Airlines (parte da Latam), com 65% de participação. Outras companhias importantes são a Copa, Aerolineas Argentinas, Gol e Taca (parte do grupo Avianca-Taca).








Peru:
A maior companhia do Peru é a Lan Peru - subsidiária da Lan e parte da Latam. A companhia detêm 53% do mercado e está bem a frente da sua principal concorrente, a Taca (do grupo Avianca-Taca) com 19%.







Uruguai:
O mercado uruguaio costumava ser dominado pela Pluna, que detinha 54% de participação em 2011. Mas a companhia faliu em julho de 2012. A segunda maior companhia aérea uruguaia (e agora a maior) é a BQB, mas em 2011 ela tinha uma participação insignificante. Outras companhias importantes no mercado uruguaio são a Tam, Gol, Lan, Iberia e Aerolineas Argentinas. Juntas, a Lan e a Tam (do grupo Latam), detinham cerca de 15% do mercado uruguaio.

Venezuela:
O mercado doméstico venezuelano é disputado pela Aserca, Aeropostal, Conviasa, Rutaca e Ravsa. Sendo que a Aserca era a maior em 2010 com 32%. Porém a Conviasa é do governo e vem se expandindo nos últimos anos. Já o mercado internacional é bem pulverizado, sendo que a American Airlines é a líder com 17%, seguida pela SBA Airlines com 14% e Copa com 11%.


Atualização: 05/04/2013

Bolívia
Após o fim da Aerosur, o mercado doméstico boliviano ficou sendo dominado pela BOA - companhia aérea estatal. Já o mercado internacional está mais pulverizado e a BOA representa 13%, atrás do grupo Latam e Avianca-Taca.

Postagens de 2023:

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Notícias rápidas - Dezembro/2023

quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Após 40 anos, o adeus ao Boeing 767 para passageiros no Brasil

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Nostalgia:
Curiosidades nostálgicas 3

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Notícias rápidas - Setembro/2023

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Galeão - Uma novela que não se passa no Leblon

terça-feira, 18 de julho de 2023

Nostalgia:
Curiosidades nostálgicas 2

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Notícias rápidas - Junho/2023

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Lufthansa compra ITA e garante liderança na Europa

quarta-feira, 1 de março de 2023

Notícias rápidas - Março/2023

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Por que não tem mais aeronaves com quatro motores?

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Participação no mercado em 2022

As mais lidas dos últimos 12 meses

As mais lidas de todos os tempos

Populares

Postagem em destaque

Os Boeing que não existiram

Na industria da aviação comercial é muito comum aeronaves que ficaram só no papel. Todas as fabricantes possuem modelos que não deram certo ...

Sobre Nós

Minha foto
O site AviaçãoComercial.net foi criado em agosto de 2009, a partir do site FSDownload.net (lançado em 2004). O site www.aviacaocomercial.net é dedicado a aviação comercial brasileira, com informações sobre aeronaves, companhias aéreas, dados e etc. O Blog se dedica as últimas notícias de forma resumida, curiosidades e análises sobre aviação comercial.

Arquivo