Busca interna

sábado, 19 de janeiro de 2013

Boeing 787 está proibido de voar

É comum que aeronaves novas apresentem pequenas falhas, mas um incêndio vindo das baterias de íon-lítio de um dos Boeing 787 no Japão, fizeram a FAA e a EASA proibir a operação desse modelo até que as causas do incidente sejam esclarecidas. O Boeing 787 combina várias tecnologias para consumir menos combustível que as outras aeronaves como a bateria de íon-lítio, que armazena mais energia e são mais rápidas para recarregar. Porém elas podem apresentar risco de incêndio se estiverem superaquecidas.
A última vez que a FAA tomou uma medida tão drástica foi em 1979, quando suspendeu o certificado do DC-10, obrigando todas as companhias do mundo a parar de operar a aeronave. A FAA tomou essa decisão, após um acidente fatal com um DC-10 da American Airlines em Chicago no dia 24 de maio de 1979. Na época a Varig, que operava os DC-10, teve que substituir cada um deles por dois Boeing 707 e tinha planos de alugar Boeings 747 de outras companhias. O DC-10 voltou a ter permissão para voar, após algumas modificações.
Agora com o Boeing 787, quem sofre na América Latina é a Lan. A companhia já operava três unidades do modelo com voos para Lima, Los Angeles, Madrid e Frankfurt. Todos os voos com o B787 foram suspensos e passaram a ser feitos com outras aeronaves.
Os problemas encontrados no Boeing 787 também podem afetar o Airbus A350, que utiliza tecnologias semelhantes ao 787, incluindo a bateria de íon-lítio.

Quem opera o Boeing 787:
Air India (6), ANA (17), Ethiopian Airlines (4), JAL (7), Lan (3), Lot (2), Qatar (5) e United (6).

TOTAL: 50




Atualização: 24 de maio de 2013
Boeing 787 retorna aos céus
A FAA deu autorização para o Boeing 787 voar novamente, após modificações para resolver os problemas com a bateria. Todos os Boeing 787 já fabricados terão que passar um uma atualização. A primeira companhia a voltar a operar a aeronave foi a Ethiopian Airlines no dia 27 de abril desse ano, entre Addis Ababa e Nairóbi.

As mais lidas dos últimos 12 meses

As mais lidas de todos os tempos

Populares

Postagem em destaque

Os Boeing que não existiram

Na industria da aviação comercial é muito comum aeronaves que ficaram só no papel. Todas as fabricantes possuem modelos que não deram certo ...

Sobre Nós

Minha foto
O site AviaçãoComercial.net foi criado em agosto de 2009, a partir do site FSDownload.net (lançado em 2004). O site www.aviacaocomercial.net é dedicado a aviação comercial brasileira, com informações sobre aeronaves, companhias aéreas, dados e etc. O Blog se dedica as últimas notícias de forma resumida, curiosidades e análises sobre aviação comercial.

Arquivo