Busca interna

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Notícias rápidas - Dezembro/2023

 Air France-KLM compra 20% da SAS
O grupo Air France-KLM foi o escolhido para participar da reestruturação da SAS, que está em processo de recuperação judicial. O plano envolve a compra de 20% da empresa e um aprofundamento da cooperação entre as companhias aéreas. 


Governo volta atrás nas regras do Santos Dumont
Antes de começar o governo já mudou as regras para o aeroporto Santos Dumont, que não terá mais restrição de distância e sim de capacidade. Agora as companhias aéreas poderão voar para onde quiserem, porém o aeroporto terá um limite de 6,5 milhões de passageiros por ano. No ano passado o Santos Dumont recebeu 9,9 milhões de passageiros. A regra começa a valer no dia 1 de janeiro de 2024.


Agora vai? Não!
A Virgin Atlantic cancelou pela segunda vez o inicio dos seus voos para São Paulo. A companhia diz que uma nova data será definida em algum momento em 2025. Será que vai?


avianca com a minúsculo
A companhia aérea colombiana fez uma leve alteração no seu logo, colocando todas as letras em minúsculo, numa forma de simbolizar a nova fase da empresa sob o conceito low cost.


Encomendas atrasadas
A demora para receber aeronaves está afetando os planos de crescimento da Gol, que pretendia receber esse ano 15 novas aeronaves, mas até o momento só recebeu três. A Azul também recebeu esse ano menos aeronaves do que estava planejado. E não tem para onde fugir - todas as fabricantes estão com entregas atrasadas, uma situação que deve demorar alguns anos para voltar a normalidade. 


Joint Venture funcionando
A Latam foi a líder no volume de passageiros (RPK) entre o Brasil e os Estados Unidos nos meses de agosto, setembro e outubro. Isso graças a um aumento de 73% em relação aos mesmos meses do ano anterior. O principal motivo desse aumento vem da Joint Venture feita com a Delta, que cresceu 104% no volume de passageiros entre o Brasil e os EUA no mesmo período. Diferentemente de um simples code-share onde uma companhia pode vender assentos no avião da outra, na Joint Venture as duas companhias podem vender todos os assentos de todos os voos entre a América do Sul e os EUA, repartindo a receita e os custos. No Brasil a Joint Venture aumentou o número de voos para os EUA partindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza. Além do Brasil a Joint Venture aumentou a oferta de assentos nos outros hubs da Latam: Santiago, Lima e Bogotá. A Latam Peru incluse inaugurou o sétimo destino do grupo nos EUA, com a rota Lima - Atlanta.


Mais uma para o grupo Abra
O grupo anunciou a entrada da Aerolineas Argentinas, que se junta a Avianca e a Gol. No grupo Abra cada empresa se mantem totalmente independente, enquanto o grupo Abra trabalha no planejamento estratégico conjuntos de todas as companhias. No caso da Aerolineas não haverá sequer mudança na estrutura acionária.


Alaska Airlines compra Hawaiian Airlines
A união das empresas resultará numa frota de mais de 350 aeronaves, atendendo cerca de 140 destinos. A compra reforçará a presença da Alaska nas rotas da costa oeste dos EUA e nos voos para a Ásia e Oceania.


Gol volta para Colômbia 
Dessa vez a companhia irá realizar a rota São Paulo - Bogotá e São Paulo - Buenos Aires - Bogotá, a partir de março de 2024, quatro vezes por semana.


As mais lidas dos últimos 12 meses

As mais lidas de todos os tempos

Populares

Postagem em destaque

Os Boeing que não existiram

Na industria da aviação comercial é muito comum aeronaves que ficaram só no papel. Todas as fabricantes possuem modelos que não deram certo ...

Sobre Nós

Minha foto
O site AviaçãoComercial.net foi criado em agosto de 2009, a partir do site FSDownload.net (lançado em 2004). O site www.aviacaocomercial.net é dedicado a aviação comercial brasileira, com informações sobre aeronaves, companhias aéreas, dados e etc. O Blog se dedica as últimas notícias de forma resumida, curiosidades e análises sobre aviação comercial.

Arquivo