Busca interna

quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Após 40 anos, o adeus ao Boeing 767 para passageiros no Brasil

No dia 15 de setembro de 2023 a Latam Brasil realizou o seu último voo regular de passageiros com o Boeing 767. O responsável pelo voo derradeiro foi o PT-MOD, no voo LA3561 de Manaus para São Paulo, que pousou no Aeroporto Internacional de Guarulhos às 18h48. Após isso o B767 seguiu para a sede de manutenção da empresa em São Carlos. O último voo internacional operado pelos B767 foi entre São Paulo e a Cidade do México. 

Desde 2013 o Boeing 767-300ER se tornou a principal aeronave da Latam Brasil para voos internacionais. A companhia chegou a operar 19 unidades simultaneamente, incluindo cargueiros, em 2017. Os B767 eram complementados pelos wide-bodies maiores A350 e B777. Porém as coisas mudaram com a pandemia do COVID-19. Como parte da reestruturação do grupo, ficou decidido operar apenas com os wide-bodies B787 e B777. Sendo assim os A350 foram retirados de operação rapidamente, enquanto os B767 foram gradualmente sendo substituídos.


A aeronave escolhida para substituir os dois modelos nas operações do Brasil foi o Boeing 787-9 (embora existam voos na malha brasileira operados pela divisão chilena com o B787-8). No entanto os B787-9 vieram com uma "novidade regulatória", o chamado Intercâmbio de Aeronaves. Nesse formato os B787-9 não são transferidos para a filial brasileira, eles permanecem na frota da filial chilena e são "emprestados" para realizar os voos a partir do Brasil. Com exceção de uma unidade (PS-LAA), que foi usado na obtenção das certificações necessárias para operar a aeronave no Brasil, todos os B787 usados pela Latam Brasil possuem matricula chilena e não são contabilizados na frota de aeronaves comerciais do Brasil. A vantagem é a maior facilidade e flexibilidade e menores custos para a companhia aérea que utiliza esse formato. Uma medida para proteger os empregos no Brasil é que esses voos têm que ser operados com tripulação brasileira. Entretanto a Latam também utiliza o modelo de operar com aeronaves e tripulação da Latam Chile fazendo escala no Brasil, como por exemplo a rota Santiago - São Paulo - Paris.


De "tapa buraco" para espinha dorsal da frota internacional
Os três primeiros Boeing 767-300 operados pela Tam foram para "tapar o buraco" enquanto a companhia aguardava a chegada de mais unidades do A330. Eles chegaram em 2008, num momento que a Tam estava "correndo" para suprir o espaço deixado pela Varig no mercado internacional. Porém ao invés de serem substituídos pelos A330, os B767 se mostraram ideais para rotas de menor demanda como Belo Horizonte - Miami e permaneceram na frota. Os 767 eram as aeronaves escolhidas pela Tam para testar novos mercados, como por exemplo os voos entre as capitais do nordeste e a Europa e Flórida.
Os três 767 ainda estavam lá em 2012, quando a Tam se fundiu com a Lan, formando a Latam. E ai os planos mudaram. Saiu os A330 e entrou mais B767 para padronizar a frota do grupo. 


Os B767 continuarão voando no Brasil
O último pouso do PT-MOD no dia 15/9 marcou o fim de uma era que foi iniciada há 40 anos, quando a Transbrasil recebeu o seu primeiro Boeing 767-200. A aeronave foi muito popular no final dos anos 1980 e durante toda a década de 1990 e 2000, sendo operado por várias companhias aéreas brasileiras. A menos provável de todas foi justamente a que encerrou o ciclo. A frota da Tam era totalmente composta por aeronaves Airbus antes da chegada dos B767 e B777 em 2008. 

Apesar de ser o último voo de passageiros, o Boeing 767 ainda deverá ter uma carreira longa no Brasil no segmento de cargas. A primeira companhia aérea brasileira a operar esse modelo na versão cargueira foi a Absa Cargo, que hoje é a Latam Cargo Brasil. O grupo Latam inclusive anunciou e já colocou em prática a sua estratégia de aumentar a frota cargueira de Boeing 767 na América do Sul.


As mais lidas dos últimos 12 meses

As mais lidas de todos os tempos

Populares

Postagem em destaque

Os Boeing que não existiram

Na industria da aviação comercial é muito comum aeronaves que ficaram só no papel. Todas as fabricantes possuem modelos que não deram certo ...

Sobre Nós

Minha foto
O site AviaçãoComercial.net foi criado em agosto de 2009, a partir do site FSDownload.net (lançado em 2004). O site www.aviacaocomercial.net é dedicado a aviação comercial brasileira, com informações sobre aeronaves, companhias aéreas, dados e etc. O Blog se dedica as últimas notícias de forma resumida, curiosidades e análises sobre aviação comercial.

Arquivo